Teatro São Joaquim

Histórico
O Teatro São Joaquim é o teatro mais antigo do Estado. E mais, é considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste. Foi inaugurado em 1857, no Beco da Lapa, na Cidade de Goiás.
Logo no início, o teatro exibia peças dos grandes centros, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com a mudança da capital e, conseqüentemente, transferência dos funcionários para Goiânia, o Teatro São Joaquim entrou em decadência e, algum tempo depois, transformou-se em ruínas.
Nos anos 80, o Estado então adquiriu o prédio onde existia o Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado. E em 1992, reativou (no novo espaço) o sonho de muitos goianos se tornou realidade: o Teatro São Joaquim voltou a ser palco de grandes espetáculos.

Importância Sociocultural
Inaugurado em 1857 no Beco da Lapa, o Teatro São Joaquim foi transferido, em 1992, para o Cine-teatro Anhanguera. Trata-se de um espaço cultural importante para a Cidade de Goiás, que apresenta grupos teatrais locais, espetáculos diversos e festivais regionais. O teatro ganhou recentemente projetor (o antigo equipamento do Palácio das Esmeraldas) que lhe devolveu a antiga condição de cinema e, com isso, tornou-se suporte na realização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).