Orquestra de Violeiros

Histórico
A Orquestra de Violeiros é o grupo musical da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira voltado para um gênero bem específico: a música que canta a vida no campo, fala das aventuras e desventuras do homem da roça. É um estilo que alguns denominam de “música de raiz”. A Orquestra de Violeiros surgiu em 1982. Seu fundador foi o radialista pernambucano Augusto Saraiva Tenório, conhecido como Ted Jones que também foi coordenador da Orquestra. Criada, a orquestra não tinha um local próprio para os ensaios. Os músicos se encontravam no Bairro Goiá e faziam seus estudos em locais improvisados. A primeira regente da orquestra foi Mara Santos (nome artístico de Altiva da Silva Saraiva, mulher de Ted Jones).
Durante seis anos, a orquestra esteve vinculada ao Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne). A corporação musical tinha como função executar tal gênero musical. Anos depois, a Orquestra de Violeiros de Goiás passou a pertencer à Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira (hoje Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira – Agepel).
Outro pernambucano tem estado ligado aos destinos da Orquestra de Violeiros. É Geraldo Alves, que atuou como coordenador do grupo, de 1993 a 1998. A partir de 1999, Geraldo Alves passou a atuar como chefe da Orquestra.
Atualmente, a orquestra é composta atualmente por 26 músicos.

Importância Sociocultural
O grupo musical busca preservar e valorizar um gênero musical específico, a música que fala da vida no campo, canta as aventuras e desventuras do homem na zona rural, um estilo que alguns chamam de “música de raiz”, caracterizado pela moda de viola, a autêntica música do sertão.

Integrantes da Orquestra
Alcino Venâncio da Silva
Antônio Ferreira Gomes
Antônio José Severino
Dalvo Martins Arruda
Divino Lucimar de Lima
Duirdes Camargo da Silva
Edvaldina Teixeira de Brito
Geraldo Alves Pereira
Geraldo José de Oliveira
Geraldo Luiz Machado
Jair Rosa da Silva
João Fagundes da Silva
José Edison Fagundes
Lidio de Souza Barbosa
Liony Navarro Lustoza
Lucimar Claudino Badaró
Manoel Ferreira Lustoza
Maria Anita de Lima
Maria da Conceição Coelho
Miguel Arcanjo de Lima
Odaes Rosa da Silva
Pedro Reis de Pina
Rafael Silvério da Silva
Sebastião Rodrigues Batista
Vasco Vieira da Silva
Waldir dos Santos

Responsável
Geraldo Alves Pereira, responsável pela orquestra, nasceu em Serra Branca, Pernambuco. Veio para Goiânia em 1962. Desde criança se diz apaixonado por músicas caipiras. Apesar de não haver recebido formação musical, compõe canções no estilo sertanejo-pop, comoAbraço ao Mundo, gravada pela dupla Canoeiro e Zé da Praça, em 1990.