Museu da Imagem e do Som de Goiás

Histórico
O Museu da Imagem e do Som de Goiás é uma unidade da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Foi criado em 03 de outubro de 1988, por meio do Decreto-Lei 3055 com o objetivo de reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica, artística e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo. O acervo do MIS-GO é constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.

Importância Sociocultural
O MIS-GO desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Agepel e aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense. A aprovação e o desenvolvimento de projetos voltados para a constituição e a musealização de acervos, incluindo projetos de pesquisa, conduziram ao fortalecimento da instituição e ao reconhecimento público. O intercâmbio com instituições de ensino, do nível fundamental ao superior, e também com outras agências governamentais e não-governamentais voltadas à produção e preservação cultural, tem multiplicado o alcance das ações museológicas e ampliado o alcance efetivo do MIS-GO na execução de seus objetivos.

Serviços Prestados
Exibição de vídeos para estudantes de nível fundamental, médio e superior, pesquisadores e usuários interessados;
Viabilização de cópias de vídeos produzidos pelo MIS-GO;
Intercâmbio com escolas das redes estadual e municipal de ensino, por meio de empréstimos de vídeo que complementam o conteúdo didático;
Monitoramento em consultas ao Banco de Dados do Acervo Fotográfico e ao Banco de Dados do Acervo Fonográfico;
Audição de registros do Acervo Fonográfico
Viabilização de cópias digitais do Acervo Fotográfico;
Promoção de oficinas nas áreas de conservação de documentos fotográficos, textuais e bibliográficos, organização documental, ação educativa, além de outras;
Atendimento de visitas programadas;
Serviço de atendimento na biblioteca;
Apoio técnico a instituições nas áreas de conservação de documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.