23/05/2018 8:25 - Atualizado em 31/07/2012 12:00

Notícias

Museu Zoroastro Artiaga

MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA


Histórico

O Museu Zoroastro Artiaga foi criado em 6 de Fevereiro de 1946, pelo Decreto Lei n. 383. As primeiras coleções do museu foram formadas a partir do mostruário da Exposição Permanente de Goiás (Escola Técnica de Goiás, 1942), e outros objetos expressivos da cultura e história do Estado de Goiás, que foram doados por Acari dos Passos de Oliveira, Joaquim Machado Araújo, Orlando Ribeiro e Zoroastro Artiaga. Desde então novos objetos foram agregados às coleções do acervo do museu, que hoje conta com mais de quatro mil peças.

O Museu Zoroastro Artiaga passou por uma ampla reestruturação institucional e museográfica. De 1999 a 2003, foram restauradas as fachadas do museu, telhados, calhas, instalações hidráulicas, com melhorias na ventilação e controle de luminosidade. Formulou-se também, um programa de catalogação digital de acervos de museu, concebido e executado por sua equipe técnica.  

Os circuitos da nova museografia descrevem: a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, a paisagem natural com uma coleção de taxidermia, arqueologia e mineração colonial, e outros aspectos de ocupação e transformação do território goiano. A etnologia indígena, navegação do Araguaia, arte sacra, folclore, a imprensa goiana, cinema e fotografia, mineralogia, artes industriais; e as salas especiais: sala dos governadores, casa caipira, galeria de arte popular e Sala Zoroastro Artiaga, também formam a nova exposição “Histórias de Goiás”.  O museu também conta com o Auditório Henrique Silva, de 90 lugares, laboratório de restauração, reserva técnica e a Biblioteca Regina Lacerda, especializada em história de Goiás.


Importância Sociocultural

O Museu Zoroastro Artiaga leva o nome de seu fundador, o professor Zoroastro Artiaga (1891-1972), que foi professor, advogado, geólogo e historiador, e o primeiro diretor da instituição. O edifício foi construído em 1942/43, pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky (1914-1990), em estilo Art Decó, originalmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. De influência classicizante, este edifício compõe o conjunto administrativo de Goiânia, e foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual pelo Decreto-Lei n. 4943, de 31 de Agosto de 1998, e também foi tombado pelo IPHAN em 2004.

O Museu Zoroastro Artiaga é o museu de referência da história de Goiás, onde os objetos que constituem seu acervo refletem e  demonstram em sua narrativa, aspectos da diversidade da cultura material e imaterial do estado de Goiás.


Responsável

O Diretor responsável pelo Museu Zoroastro Artiaga é Henrique de Freitas. Ele estudou arte e design no Massachusetts College of Art, School of the Museum of Fine Arts – TUFTS e Universidade Federal de Goiás, tambem atuou como assistente de arte para Gregg LeFevre Studios em Nova Iorque. Foi curador da Coleção Francis Cabott Lowell Mill, em Waltham, Massachusetts. É pesquisador do patrimônio histórico e arquitetônico de Goiânia, mestrando em Gestão do Patrimônio Cultural, e membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM-BR.

 

Endereço

Praça Cívica, n. 13. Setor Central. CEP. 74.003-010


Telefone

Fone-fax – (0xx62) 3201-4676 / 3201-4675

 

Atendimento

De terça-feira à sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas

Sábados, Domingos e Feriados, das 9:00 às 15:00 horas

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...