23/05/2018 8:26 - Atualizado em 31/07/2012 12:00

Notícias

Museu Pedro Ludovico

MUSEU PEDRO LUDOVICO

“Uma casa que virou história”

O Museu Pedro Ludovico apresenta-se na história arquitetônica de Goiânia, e principalmente, na memória de sua construção e fundação, como um grande marco da modernidade anunciada e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital. A construção em art déco foi realizada entre 1934/37, mediante a execução do projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás. O Museu apresenta um acervo diversificado que nos remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira. Em 1987, o então governador do Estado, Onofre Quinan, autorizou a compra da casa, que custou 17 milhões de cruzados, em três parcelas. A Lei nº 8690, de 25 de setembro de 1979, autorizou o governo a implantar o Museu Pedro Ludovico, cuja criação se deu pelo Decreto nº 2.712, de 18 de maio de 1987.

O Museu Pedro Ludovico tem como objetivo preservar, conservar, restaurar e ampliar todo o acervo, ligado à história de Goiânia. Assim, o museu visa proporcionar ao pesquisador um ambiente propício ao resgate da memória da capital de Goiás.

O acervo do museu é diversificado e representa vários estilos. Conta com 8,56 mil documentos pessoais e políticos, e 1,83 mil peças diversas do mobiliário e objetos pessoais. O acervo fotográfico é composto por 1,14 mil fotografias sobre fatos históricos de Goiânia e do Estado. A biblioteca possui 500 volumes diversos.


Importância Sociocultural

Antiga residência de Pedro Ludovico, o Museu Pedro Ludovico abriga a história de Goiânia e seu fundador. Além  de possuir  biblioteca para pesquisa e um rico acervo iconográfico, o museu é um local destinado a eventos artísticos-culturais, como lançamentos de livros, shows musicais e encenações teatrais, que visam à integração museu/comunidade.

O Museu Pedro Ludovico registra uma média de 200 freqüentadores diariamente, inclusive aos sábados e domingos


Endereço

Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133, esquina com Rua 25 – Centro – Goiânia – Goiás


Telefone

(0xx62) 3201.4678


Funcionamento

De terça  a sexta, das 9 às 17 horas e, aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas


Responsável 

Noêmia Maria da Fonseca

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...