25/02/2018 3:18 - Atualizado em 01/08/2012 12:00

Notícias

INSTITUTO GOIANO DO LIVRO

INSTITUTO GOIANO DO LIVRO

  • Histórico
    O Instituto Goiano do Livro (IGL) é a unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) responsável pelo incentivo à literatura através da promoção de concursos e divulgação da criação literária goiana.

    O IGL foi criado em 1965 como parte do Departamento Estadual de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura. O escritor Emílio Vieira foi seu primeiro diretor tendo coupado esta função pode onde anos. Ao longo de sua existência o IGL teve como diretores, entre outros, os escritores Ubirajara Galli, Pio Vargas e Yêda Schmaltz. Desde 1989 o Instituto funciona em sua atual sede, no Centro Cultural Marieta Telles. 
    A partir de 1999 o IGL ampliou em muito sua atuação. Além de incluir uma categoria específica para autores inéditos na Bolsa de Publicações Cora Coralina, elevando de 2 para 4 livros publicados por concurso, foram criados novos concursos e prêmios literários, que hoje constituem o maior programa de publicações literárias mantido por governos estaduais em todo o Brasil.

    Anualmente o IGL organiza a seleção de obras que são publicadas pelas coleções Aldebarã (dramaturgia), Supernova (infantil e juvenil), Karajá (ensaio, prosa e poesia) e Pali Palã (vários gêneros). A seleção das obras publicadas é feita por comissões julgadores e por um Conselho Editorial de alto nível, formado por escritores e críticos literários. Vinte livros já foram lançados por aquelas coleções e mais 25 livros estão em processo de produção pelo IGL e serão lançados ao longo de 2001.

    O IGL investe na revelação de novos escritores em Goiás, possilitando a publicação de suas obras, tanto que cerca da metade dos títulos já publicados e programados são de novos escritores. Os escritores já consagrados não foram esquecidos, tanto que em 2001 inicia-se uma nova coleção, a José J. Veiga, que publicará obras dos melhores autores da literatura de Goiás.

    Os livros publicados têm tiragem de 1000 exemplares, sendo que 40% são distribuídos gratuitamente pelo IGL a biliotecas públicas, instituições culutrais e programas de incentivo à leitura, contribuido para a democratização do acesso à literatura de Goiás. O IGL também organiza atividades de divulgação e estudo da obra dos escritores goianos. Palestras, debates e a realização de cursos sobre literatura são atividades permanentes. Em 2001 se inciia o projeto “Encontro com Escritores” que contará com a participação dos principais nomes da literatura produzida em Goiás, ministrando cursos rápidos e inteiramente gratuitos para as pessoas interessadas em literatura. 
    .

  • Importância Sociocultural 
    É responsável pela política cultural na área literária, com ênfase para a difusão de livros de autores goianos.
  • Endereço
    Centro Cultural Marieta Telles
    Praça Cívica, nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás
  • Telefone
    (0xx62) 3201.4681  
  • Funcionamento
    Administração – de terça a sexta, das 8às 18 horas
  •            

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...