25/02/2018 3:17 - Atualizado em 31/07/2012 12:00

Notícias

Gibiteca Jorge Braga

GIBITECA JORGE BRAGA

Histórico

Única unidade do gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 22 de setembro de 1994 pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira (órgão que antecedeu a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico, atual Secretaria de Estado da Cultura – Secult). O espaço recebeu o nome de Jorge Braga, em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado. 

Até dezembro de 1995, a gibiteca funcionou no Edifício Parthenon Center, que fica na Rua 4, Centro. O espaço se tornou pequeno devido à grande procura. Com isso, foi transferida para o Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, onde se encontra atualmente.

Hoje, a gibiteca possui acervo de 6 mil exemplares, dentre eles, alguns raros. 

A gibiteca mantém o projeto Gibiteca Itinerante com o objetivo de incentivar a leitura. O programa consiste de levar a escolas da periferia de Goiânia e de municípios vizinhos, gibis para que as crianças e adolescentes tenham acesso à leitura de gibis, de forma prazerosa.

Outro projeto é o Pirlimpimpim, que começou em 1998, com o objetivo de comemorar a Semana da Criança. Devido ao sucesso da iniciativa, o projeto teve continuidade. Consiste de, uma vez por semana, a biblioteca receber alunos do pré ao 2º grau, principalmente da periferia.


Importância Sociocultural 

A Gibiteca Jorge Braga atende crianças de escolas da periferia da cidade, propõe com isto, resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, estimulando tanto para crianças como para adultos. O sistema de troca de gibis da gibiteca tem como principal alvo a população que não tem acesso às bancas para compras de gibis. O usuário leva um gibi em ótimo estado de conservação e troca por qualquer outro da gibiteca, fazendo com isto, uma interação com a unidade.


Endereço

Centro Cultural Marieta Telles

Praça Cívica, nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás 

Fone: (0xx62) 3201-4640


Funcionamento

De segunda a sexta, das 8 às 18 horas

Sábado, das 8 às 17 horas

Domingo e feriado, das 8 às 12 horas


Responsável

Maria Socorro Abreu de Lima é responsável pela biblioteca. Nascida em São Félix do Araguaia (MT), ela é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1996). Possui cursos de Técnicas de Arquivo e Protocolo (Escola Zilma Carneiro, Goiânia, 2000), Módulo em Preservação de Acervos Bibliográficos (Fundação Biblioteca Nacional, Rio, 2000) e Reciclagem Artesanal de Papel (ministrado por Helena Oliveira, Pirenópolis, 2001). Participou de vários encontros e seminários sobre biblioteconomia, em Goiânia e outras cidades.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...