23/05/2018 8:23 - Atualizado em 31/07/2012 12:00

Notícias

Galeria Sebastião dos Reis

GALERIA SEBASTIÃO DOS REIS

  • Histórico
    A Galeria Sebastião dos Reis é ligada à Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).  A galeria foi fundada em 1994 e recebeu esse nome em homenagem ao artista popular primitivista Sebastião dos Reis. Desde a sua fundação até 1997 funcionou no prédio da antiga Estação Ferroviária (de propriedade do Município) sob a proteção das leis de tombamento do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. Neste mesmo ano, a prefeitura solicitou a devolução do imóvel. A galeria foi, então, desativada e transferida para o Centro Cultural Marieta Teles Machado.
    A Galeria Sebastião dos Reis foi criada com o propósito de divulgar, valorizar e difundir manifestações da cultura e arte popular regional, bem como incrementar o núcleo de pesquisa, documentação e difusão das manifestações populares, artísticas, e resgatar as manifestações culturais marginalizadas.
    A primeira exposição que apresentou foi a da Associação dos Artesãos de Goiás.
    .
  • Importância Sociocultural 
    A Galeria Sebastião dos Reis realiza exposições de artistas populares, lançamentos de livros e eventos de artes e artesanatos, bem como incentiva o resgate de manifestações regionais, o resgate e a preservação dos costumes e culturas indígenas que habitam o Centro-Oeste e outras regiões brasileiras. A galeria sede espaço para novos artistas e ainda identifica e cadastra artistas populares e suas obras.

    O nome Sebastião dos Reis é uma homenagem ao artista popular primitivista, que morreu em 2 de maio de 1990, vítima de pneumonia, deixando um conjunto de obras que reúne imagens de sua infância, elementos da natureza e figuras de santos. O principal traço de sua arte é a preocupação com temas místicos e religioso .

  • Endereço
    Centro Cultural Octo Marques 
    Rua 4 – Ed. Parthenon Center – sobreloja – Centro – Goiânia – Goiás
  • Telefone
    (0xx62) 3201.4675 / 3201.4676
  • Funcionamento
    Administração – de terça a sexta das 9 às 18 horas
     

  • Responsável
             Antunis Arantes
  • Contato

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...