23/05/2018 8:27 - Atualizado em 31/07/2012 12:00

Notícias

CENTRO CULTURAL MARTIM CERERÊ

CENTRO CULTURAL MARTIM CERERÊ

  • Histórico 
    O Centro Cultural Martim Cererê é o espaço da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) onde a atividade artística nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro flui com força. Ele foi inaugurado em 20 de outubro de 1988. O então secretário da Cultura, o escritor Kleber Adorno, quis aproveitar o local das antigas caixas d’ água da Saneago (a Companhia de Abastecimento de Goiás) como espaço destinado à cultura. Assim, determinou à sua assessoria projeto a respeito. O arquiteto Gustavo Veiga criou o projeto de um centro cultural que transformava os antigos reservatórios de água em teatros e ainda propunha a instalação de outras áreas físicas para eventos culturais diversos.
    .
  • Importância Sociocultural 
    Seus principais objetivos são a formação de atores e o fomento à produção teatral, com ênfase para a criatividade e a competência nessa área das artes, em Goiás. Em seu interior, são realizadas oficinas de arte teatral, cenografia, iluminação e expressão corporal. Com nome inspirado no título de peça homônima de Cassiano Ricardo (livro visto como síntese do Brasil), o Centro Cultural é originado de três antigos reservatórios de água que abasteciam o Setor Sul (há a informação, não confirmada oficialmente de que, durante a ditadura militar, teriam sido usados como câmara de tortura).
    O CCMC é constituído de três teatros: Yguá (lugar de guardar água, em xavante) que possui poltronas fixas, com capacidade para 190 pessoas; Pyguá (caverna de água), com cadeiras móveis, comporta 300 pessoas, e Ytakuá ((buraco na pedra), teatro de arena, que tem espaço para 500 pessoas.. Há ainda o Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades. 
    São oferecidos os seguintes cursos: Iniciação teatral , para adolescentes entre 10 e 14 anos; oficina teatral, acima de 15 anos; oficina de mímica, também para jovens acima de 15 anos e formação de atores, para pessoas com 1.º grau completo. Os cursos compreendem teoria e prática. Durante quatro meses, os alunos encenam uma peça teatral para encerrar as atividades. São dadas noções de cenografia, iluminação e sonoplastia.
  • Endereço
    Rua 94-A – Setor Sul Goiânia – Goiás
  • Telefone
    (0xx62) 3201.4688
  • Funcionamento
    Administração – de segunda a sexta, das 8h às 18 horas
    Agendamento para shows e peças – de segunda a sexta, das 14 às 18 horas
    Bar Karuhá – de terça a domingo, a partir das 16 horas
    Espetáculos – de segunda a domingos, em qualquer horário, dependendo
    do agendamento 

    Responsável
    Mário Márcio da Paixão Júnior

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Acontece na Secult

Nota Seduce – Fundo de Cultura...

CCON tem noite de poesia em língua portuguesa...

Cine Cultura recebe circuito de Cinema Chileno no Brasi...

Inscrições para shows no Fica 2015 terminam nesta ter...

Palco Sesc Aldeia Diabo Velho leva dança e música ao ...